Notícias

| Cidades

Na capital paulista, o SPC realiza a 23ª edição do Feirão Limpa Nome, que acontece no Vale do Anhangabaú, embaixo do Viaduto do Chá. Quem está com o nome “sujo” vai poder negociar a dívida, com descontos que podem chegar a 90%. Os interessados devem levar um documento com foto e o CPF. O Feirão acontece das 8h às 18h e vai até 23 de março.

Também é possível negociar seus débitos via internet, bastando acessar o link https://www.serasaconsumidor.com.br/feirao/

##RECOMENDA##

A versão online do Feirão fica disponível até 31 de março.

Mais de 62 milhões de brasileiros terminaram o ano de 2018 com o nome sujo, segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Só na Região Sudeste, são mais de 26 milhões de inadimplentes.

Por Daiane Crema

 

 

[@#podcast#@]

Na manhã desta segunda-feira (18), um filhote de cachorro foi levado para o Quartel Central dos Bombeiros com um cano preso na cabeça. O animal foi encontrado por policiais militares, responsáveis pelo socorro.

##RECOMENDA##

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o filhote estava próximo ao Quartel da polícia, no Derby, área central do Recife. Ele foi visto caminhando com dificuldade por conta do cano preso. Uma equipe de bombeiros assumiram a ocorrência, fazendo a retirada do objeto e devolvendo a liberdade ao cachorro.

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram da corrida de rua Mamonas Assassinas ontem (17) em Guarulhos, cidade natal dos integrantes do grupo. Como forma de homenagear a banda, cujos componentes morreram em um acidente aéreo em 1996, o evento teve apresentação da banda cover oficial dos Mamonas e premiação para a melhor fantasia.

[@#galeria#@]

##RECOMENDA##

As famílias dos músicos também participaram do evento. Grace Alves, irmã do vocalista Dinho, estava feliz com a homenagem. “Pra gente é um orgulho e é um legado de Guarulhos e das nossas famílias. Pra gente é sempre especial eles serem lembrados em um evento esportivo”, declarou.

Jorge Santana, que era primo de Dinho, explicou que a ideia de fazer uma corrida de rua partiu de uma produtora que contatou a família. Com a repercussão positiva do evento, eles agora pretendem lançar outros produtos da linha Mamonas Assassinas, como um longa-metragem, uma série de TV e o sabão “Crá-Crá”, que faz referência a uma música muito conhecida da banda. “Teremos muitas novidades esse ano”, promete.

A parte esportiva do evento foi dividida em três modalidades: corridas de 10 e 5 quilômetros e caminhada de 5 quilômetros. Na categoria masculina, Ailton Casimiro foi o vencedor dos 10 quilômetros e Marcos Pires nos 5 quilômetros. Já entre as mulheres, Vanussa Souza foi a campeã dos 10 quilômetros e Gislany Gonçalves venceu os 5 quilômetros.

Após a entrega dos troféus, a diversão ficou por conta da banda Mamonas Cover Diet Music, que é formada pelos músicos Beto Guerreiro (vocal), Rafael Faria (baixo), Bocão Schneiders (guitarra), Daniel Moreno (teclado) e Diguh Marques (bateria). Eles são considerados pela família dos Mamonas como a banda cover oficial desde 1995.

Durante a prova, um dos atletas passou mal e teve que ser socorrido. José Cabral teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi encaminhado para o Hospital Geral de Guarulhos, onde continua internado, sem previsão de alta.

Por Laura Dantas

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está realizando as últimas intervenções para concluir a implantação de uma nova adutora que permitirá ampliar a oferta de água para 100 mil pessoas na Zona Norte do Recife. A obra vai beneficiar parte do Morro da Conceição, no bairro de Casa Amarela e o bairro do Vasco da Gama. A previsão é que o empreendimento seja concluído até o mês de junho, no entanto, a pedido do governador Paulo Câmara, a Compesa deu celeridade à obra para reduzir esse prazo para maio. 

Após a conclusão desses serviços, a Companhia dará início a fase de testes e, em seguida, a operação da nova adutora. “Melhorar a distribuição de água nas áreas dos morros é um grande desafio e também uma das ações prioritárias do Governo do Estado, que investe nessa obra cerca de R$ 10 milhões, recursos financiados junto ao Banco Mundial (BIRD)”, assegura a Compesa.

##RECOMENDA##

[@#galeria#@]

A nova adutora, com três quilômetros de extensão, foi projetada para transportar o volume de 200 litros de água, por segundo, a partir dos Sistemas Alto do Céu e Tapacurá. “Esse incremento levará uma melhoria significativa ao abastecimento dessas áreas, possibilitando equilibrar as pressões nas redes e atender de forma satisfatória, principalmente, as áreas mais elevadas. A nossa expectativa é reduzir o calendário de abastecimento para essas localidades”, explica o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio de Souza. 

A nova adutora parte da Estação Elevatória de Água Tratada da Bela Vista, que foi construída no bairro de Casa Amarela, e segue até o Reservatório Apoiado, localizado no Alto do Mundo Novo.

No momento, as frentes de trabalho estão concentradas para concluir a implantação de duas travessias de canais, no bairro do Vasco do Gama, a primeira na Rua Japaratuba, e a segunda na Avenida Vasco da Gama. Também há uma frente de trabalho atuando na construção de caixas protetoras para a Válvula Redutora de Pressão e o macromedidor instalados na área da Estação Elevatória, que fica localizada na Rua Bela Vista, em Casa Amarela.

 

*Da assessoria

Os moradores de rua que ficam ao entorno do Ver-o-Peso, região central de Belém, recebem, todas as quintas-feiras, voluntários do projeto Amigos da Sopa, da Comunidade Adventista Encontro Vida. A ação ocorre sempre às 19h30 e busca ajudar os mais necessitados.

No encontro são distribuídos alimentos para os moradores de rua, como sopa, pão, mingau e água. Além disso, vários profissionais se juntam para ajduar no que podem. Os da área da saúde, por exemplo, ajudam fazendo curativos nos moradores de rua que estão com machucados. 

Durante a entrega da sopa, alguns voluntários desenvolvem atividades lúdicas com os moradores de rua, que envolvem pinturas e desenhos, com materiais doados pelo projeto Futuro Brilhante, do idealizador Diego Martins, e com doações de funcionários do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).

Os adolescentes da Comunidade Encontro Vida também levaram violões para alegrar a noite com músicas, o que os moradores de rua dizem gostar muito.

Nas ações, o pastor Caio Campos e o pastor auxiliar, Karl Heinz, sempre estão presentes apoiando o projeto que é desenvolvido pelo Ministério da Ação Social, com apoio do projeto Visite Cantando, também da Comunidade.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

 

O arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, realiza uma reunião emergencial, nesta segunda-feira (18), para discutir alternativas para os moradores do Edifício Holiday. No último domingo (17), o arcebispo celebrou uma missa na capela Nossa Senhora das Graças, localizada na área externa do Holiday.

Foram convidados para a reunião representantes da sociedade civil, do poder público, autoridades locais, além de moradores do imóvel. O encontro ocorrerá na Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, às 15h.

##RECOMENDA##

Segundo a Arquidiocese, o arcebispo não se opõe à medida judicial de interdição e de desocupação do prédio e entende que ela foi necessária para preservar vidas. "No entanto, a convocação do arcebispo metropolitano para a reunião desta segunda-feira reflete a preocupação da Igreja Católica no tocante à garantia dos direitos dos moradores do Edifício Holiday", diz nota.

Constam na pauta da reunião as seguintes propostas: apoio às famílias de proprietários residentes que não disponham de meios para a locação de imóvel até que sejam sanados os problemas motivadores da ordem de desocupação; garantia de imóveis desocupados até a volta de seus proprietários; convocação de entidades e órgãos com expertise em projetos de engenharia, para sanar os riscos motivadores da ordem de desocupação; estudo de financiamento das obras necessárias.

Na missa do domingo, Saburido cobrou mobilização da sociedade. “Convidamos quem possa contribuir para a solução desta problemática enfrentada pelos moradores. Vi lá fora da capela o síndico do prédio chorando, aflito, por não ter para onde ir, com a sua família. É papel da igreja e da sociedade lutar contra a indiferença ao sofrimento humano", afirmou. A decisão judicial colocou prazo para desocupação do prédio até a próxima quarta-feira (20). Segundo o síndico do Holiday, Rufino Neto, cerca de 70% dos moradores já haviam deixado o prédio no domingo.

LeiaJá também

--> Holiday: o drama de quem vive no escuro

--> Desocupação: O que acontece com os moradores do Holiday?

--> “Não vamos sair”, afirmam vários moradores do Holiday

 

Um aluno do Colégio Diocesano de Caruaru declarou, nas redes sociais, apoio ao massacre de Suzano. Em resposta, a instituição de ensino publicou nota esclarecendo os fatos, sem identificar a identidade do estudante, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente. No posicionamento oficial, a escola chamou as postagens de “inconvenientes e perigosas” e garantiu que comunicará o fato à Promotoria de Educação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), além de ter encaminhado os acontecimentos ao Conselho Tutelar competente, para serem tomadas as medidas cabíveis.

A diretoria da escola escreveu ainda que promoveu uma reunião no último sábado (16) para nomear uma Comissão Disciplinar para acompanhar os trâmites do caso, ao lado do Conselho Tutelar, sob fiscalização do Ministério Público, “garantindo o respeito aos direitos fundamentais do adolescente envolvido, mas no intuito de, se for a hipótese, aplicar as medidas administrativas e sócio educativas competentes”. O Diocesano também reforçou a orientação aos profissionais de vigilância, controle de ingresso dos alunos e educadores, para que se mantenham “atentos fatos, especialmente vinculados a comportamentos suspeitos no âmbito do espaço do educandário, mas respeitando os princípios educacionais e pedagógicos de eventuais abordagens”, conclui a nota.

##RECOMENDA##

Massacre de Suzano

No última quarta (13), os ex-alunos Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique Castro, de 25 anos, invadiram a Escola Estadual Raul Brasil, na cidade de Suzano, interior de São Paulo, e mataram 10 pessoas, antes de tirarem a própria vida. Desde então, o caso está sendo repercutido pela imprensa como “Massacre de Suzano”. Segundo o último balanço divulgado pela assessoria de imprensa do Governo de São Paulo, quatro vítimas ainda estão hospitalizadas.

Está marcada para ocorrer no dia 7 de abril a corrida Autismo Run, promovida pela Associação dos Corredores de Pernambuco (ACOPE). O evento terá início às 7h, na Orla, na Praça Duque de Caxias, Casa Caiada. As inscrições vão até o dia 2 de abril pela internet.

Também será realizada uma prova especial, promovida para os atletas autistas, com 200 metros de extensão total. O objetivo da competição é a conscientização social sobre o Autismo, com parte da renda das inscrições revertida para a ONG Ame Olinda. O percurso da corrida será de 6 km, seguindo até as proximidades do Flat 4 Rodas, fazendo retorno para a Praça Duque de Caxias.

##RECOMENDA##

Homens e mulheres, profissionais e amadores podem participar da competição. O corredor inscrito irá receber um kit com camisa, número no peito e chip de cronometragem. Além de medalha em forma de mandala para quem completar o percurso; os vencedores receberão outras premiações.

Serviço

Corrida: Autismo Run

7 de abril | 7h

Praça Duque de Caxias ( Casa Caiada, Olinda-PE)

Inscrições:  www.ticketagora.com

Adolescentes internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), participaram de formação em direitos humanos na unidade. O projeto, intitulado "Diálogos para mudança: enfrentando os desafios da socioeducação", foi realizado na última sexta-feira (15).

Ao todo, 50 socioeducandos participaram da atividade. Através de dinâmicas de grupo e roda de diálogo, foram trabalhados os conceitos de Direitos Humanos e Direitos da Criança e do Adolescente, com foco na correlação entre a legislação e a realidade vivenciada dentro e fora das unidades socioeducativas.

##RECOMENDA##

O projeto é realizado pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop). "Através das atividades desenvolvidas buscamos incidir sobre a realidade de vulnerabilidade destes adolescentes, dentro e fora do Sistema, que perpassa as questões de violações de direitos e violência institucional, trabalhando ainda perspectivas de vida fora da criminalidade", explica o coordenador do projeto, Davi Malveira.

Ao longo dos dois anos de execução da proposta, também serão realizadas atividades formativas com agentes socioeducativos e familiares de adolescentes com medida de internação e egressos. No final do primeiro ano está prevista a publicação de um artigo sobre o atendimento em medida de internação e, no segundo, um caderno de orientações técnicas sobre o atendimento em meio aberto. O mesmo projeto será realizado em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão e Caruaru. 

Com informações da assessoria

Dois homens, de 31 e 21 anos, foram autuados em flagrante com 37 aves silvestres nesse domingo (17), na feira do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Com os suspeitos também estava uma quantidade em dinheiro, provavelmente, da venda dos animais.

A operação da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) conseguiu recuperar dois galos de campina, 13 azulões, 14 manés magos, dois salta caminhos, uma patativa golinha, uma cravina e quatro papa capins. Com os suspeitos também estava a quantia de R$ 240.

##RECOMENDA##

Os acusados foram conduzidos à Central de Flagrante para que as medidas cabíveis fossem tomadas. Já os pássaros, ficaram sob responsabilidade dos biólogos da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (CETAS Tangará).

Com informações da assessoria

Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido com uma pistola 9mm e três carregadores, na madrugada desse domingo (17), na Rua três Morros, localizada no Córrego do Jenipapo, Zona Norte do Recife. No decorrer da ocorrência, o menor informou que havia mais armamento e drogas, no município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.

Com a informação, o efetivo seguiu para um sítio no bairro do Rosário. No local foram encontrados armamentos de grosso calibre, carregadores, uma grande quantidade de drogas, uma balança de precisão, além de diversas munições de calibres variados. Confira a lista da apreensão ao fim da matéria

##RECOMENDA##

Após a apreensão, cinco pessoas foram detidas. Elas foram conduzidas à delegacia do Cabo de Santo Agostinho, junto com o adolescente e o material apreendido. Os suspeitos estão à disposição da polícia.

Confira o material apreendido

1- PT 140 .40;

2- Glock  9mm;

1- PT940 .40;

1- PT640 .40 PRÓ;

1- IMBEL .45;

1- Revolver .38 TAURUS Inox, cabo de madeira;

2- Espingardas de repetição CAL.12;

1- Cano de espingarda CAL.12;

1- Espingarda semiautomática CAL. 12;

1- Espingarda CBC CAL.12;

1- Fuzil Colt AR15 ;

1- Fuzil Colt AR15 16S;

1- Metralhadora KMK 9mm;

438- Munições CAL.556;

396- Munições CAL.762;

29- Munições 9mm;

4- Carregadores CAL.556;

3- Carregadores de Glock CAL.9mm;

4- Carregadores TAURUS .40;

1- Carregador de .45 IMBEL;

4- Carregadores MT .40;

4- Carregadores de Fuzil 556;

 1- Balança de Precisão;

 61- Tabletes de maconha.

Dois homens, de 51 e 18 anos, foram autuados com documentação falsa e receptação de veículo roubado. Um deles ainda tentou fugir das equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), porém, foi alcançado. A apreensão ocorreu nesse domingo (17), em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.

Durante a primeira abordagem, no KM-252 da BR 232, o condutor de uma motocicleta "cinquentinha" apresentou documentos falsos do veículo, crime constatado pelos policiais. No mesmo local, outro condutor não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade pela rodovia. Sem sucesso, foi alcançado pelos agentes, que após consulta constataram que a motocicleta era roubada e o piloto não possuía habilitação.

##RECOMENDA##

No decorrer da ocorrência, ele revelou que adquiriu a moto em uma feira popular da cidade, há alguns dias. Com isso, os dois foram encaminhados à delegacia de Arcoverde, para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Floresta, município do Sertão de Pernambuco, Alberto Carlos de Souza, 52 anos, mais conhecido na região como Beto Souza, foi assassinado nesse domingo (17). O político sofreu uma emboscada na Fazenda Tabuado, zona rural da cidade.

Segundo informações do blog O Povo com a Notícia, Beto conversava com populares, quando um Toyota Corolla, de cor preta, encostou ao lado. Homens saíram do carro e efetuaram vários disparos, atingindo o vereador e um amigo, que também morreu.

##RECOMENDA##

 

[@#galeria#@]

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/PE) e Procon/PE apreenderam 35 balanças e descartaram cerca de dez barras de queijos que estavam vencidos. Os órgãos ainda recolheram manteigas que seriam vendidas à granel, sem as informações de data de validade. As fiscalizações foram realizadas nos mercados de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, e de São José, no centro do Recife.

##RECOMENDA##

De acordo com informações da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, as balanças foram apreendidas "por não apresentarem a portaria de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)". O que, segundo o órgão, "não garantiam a segurança na pesagem".

A ação também teve fim educativo para com os comerciantes dos mercados localizados na Região Metropolitana do Recife. “Muitas vezes as pessoas acham que numa feira, num mercado, não acontecem irregularidades, mas, infelizmente, encontramos balanças adulteradas, produtos vencidos e tudo isso coloca em risco a saúde da população e o consumidor não sabe se está pagando pelo que comprou”, declara Pedro Eurico, secretário de Justiça e Direitos Humanos.

 O Dia Mundial da Água é celebrado na próxima sexta-feira (22) e para incentivar o consumo consciente do recurso, o Governo do Estado de Pernambuco promove uma programação especial. As ações têm início na segunda-feira (18) e acontecerão em municípios da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Zona da Mata.

A programação será conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e pela Agência de Estadual de Meio Ambiente – CPRH. A ações serão compostas de palestras, exposições, oficina, esquetes, lançamento de livro, plantio, soltura de animais silvestres, trilhas especiais, além de workshops em áreas vulneráveis à desertificação.

##RECOMENDA##

Confira programação completa:

SEGUNDA-FEIRA (18/03)

Região Metropolitana do Recife

9h - Soltura de animais silvestres, com alunos das escolas Dom Pedro I e Helena Cavalcanti de Petribú.

Local: APA Aldeia-Beberibe

20h - Palestra sobre o Refúgio da Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú (RVS Gurjaú); Exposição Fotográfica Águas, Biodiversidade e Floresta; Exibição do vídeo Guardiões da Natureza

Local: Escola Estadual Emídio Cavalcanti de Albuquerque - Ponte dos Carvalhos - Cabo de Santo Agostinho

 

TERÇA-FEIRA (19/03)

Região Metropolitana do Recife

9h - Soltura de animais silvestres, com alunos das escolas Dom Pedro I e Helena Cavalcanti de Petribú.

Local: APA Aldeia-Beberibe

9h - Jogo Ambiental - Pesque e Pense

Local: Espaço Ciência - Complexo de Salgadinho, Parque Memorial Arcoverde - Olinda 9h - Encenação teatral da esquete “Água! E eu com isso?”

Local: Auditório da Compesa

20h30 - Oficina para elaboração de materiais didáticos sobre o Refúgio da Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú (RVS Gurjaú)

Local: Escola Estadual Emídio Cavalcanti de Albuquerque - Ponte dos Carvalhos - Cabo de Santo Agostinho

Agreste

9h - Workshop desertificação - São Bento do Una

Local: Hotel O Pedágio, na Rua 04, Centro, São Bento do Uma

 

QUARTA-FEIRA (20/03)

Região Metropolitana do Recife 9h - Reunião do Conselho Gestor da APA Aldeia-Beberibe, em comemoração ao aniversário de nove anos de criação da APA

Local: Auditório do Parque Estadual Dois Irmãos – Dois Irmãos - Recife

9h e 16h30 - Palestra - Consumo Consciente, com alunos das escolas públicas do entorno do Parque; Debate - O que vocês têm feito para evitar o desperdício da água? ; Trilha educativa

Local: Parque Estadual de Dois Irmãos

20h30 - Oficina para elaboração de materiais didáticos sobre o Refúgio da Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú (RVS Gurjaú)

Local: Escola Estadual Emídio Cavalcanti de Albuquerque - Ponte dos Carvalhos - Cabo de Santo Agostinho

Zona da Mata Sul

9h - Reunião do Conselho Gestor da APA de Guadalupe. Apresentação do Relatório Final do Plano de Intervenção dos Agentes Populares em Educação Ambiental da APA Local: Auditório da sede da APA de Guadalupe - Av. José Sobrinho n°1099 – Tamandaré

Agreste

9h - Workshop desertificação - São Bento do Una

Local: Hotel O Pedágio, na Rua 04, Centro, São Bento do Uma

 

QUINTA-FEIRA (21/03) – Dia Internacional das Florestas

Região Metropolitana do Recife

9h - Narração do conto Herói de Sete Cores

Local: Auditório da Ultramega Hospitalar - R. Augusto Lima, 390 - Aldeia - Camaragibe

9h - Plantio de 350 mudas de mata atlântica

Local: antigo lixão de Inhamã, Abreu e Lima

9h e 16h30 - Palestra - Consumo Consciente, com alunos das escolas públicas do entorno do Parque; Debate - O que vocês têm feito para evitar o desperdício da água? ;Trilha educativa

Local: Parque Estadual de Dois Irmãos

20h30 - Mostra sobre a RVS Gurjaú

Local: Escola Estadual Emídio Cavalcanti de Albuquerque - Ponte dos Carvalhos - Cabo de Santo Agostinho

Agreste

9h - Workshop desertificação - Taquaritinga do Norte

Local: - Grande Hotel Jorge Eduardo, na Rua Professor Luiz Carlos, 89, Centro de Taquaritinga

9h - Workshop desertificação Orobó

Local: Hotel Pousada Aguiar, Rua Rafael Virgolino Aguiar, n 30, Orobó

 

SEXTA-FEIRA (22/03) – Dia Mundial da Água

Região Metropolitana do Recife

08h - Visita à RVS Gurjaú e à ETA Compesa - RVS Gurjaú

Local: Sede da RVS Gurjaú - Rua dos Ventos S/N, Engenho Gurjaú - Cabo de Santo Agostinho

08h - Trilha das Nascentes - APA Aldeia-Beberibe

Local: Km 20 da Estrada de Aldeia - Paudalho

08h30 - Visita à Colônia de Pescadores do Porto Jatobá

Local: Abreu e Lima (antigo lixão)

9h - Lançamento e narração do livro Herói de Sete Cores; Encenação teatral da esquete 'Água! E eu com isso?'; Trilhas educativas: abordagem as águas do parque. Local: Auditório do Parque Estadual Dois Irmãos – Dois Irmãos – Recife

14h - Narração do livro Herói de Sete Cores; Trilhas educativas: abordagem as águas do parque.

Local: Auditório do Parque Estadual Dois Irmãos – Dois Irmãos – Recife

15h - Encenação teatral do esquete' Água! E eu com isso?'

Local: Escola Municipal Paulo Viana de Queiroz - Av. Joaquim Nabuco, Bonito

Agreste

9h - Workshop desertificação Taquaritinga do Norte

Local: - Grande Hotel Jorge Eduardo, na Rua Professor Luiz Carlos, 89, Centro de Taquaritinga

9h - Workshop desertificação Orobó

Local: Hotel Pousada Aguiar, Rua Rafael Virgolino Aguiar, n 30, Orobó.

*Com informações da assessoria

 

A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar uma ocorrência de ‘morte a esclarecer’. O caso ocorreu na madrugada deste sábado (16). Uma mulher identificada como Fernanda Fortunato de Lima, de 56 anos, morreu em um quarto do motel Hotel Love Star, no bairro de Peixinhos, Olinda, Região Metropolitana do Recife.

Por meio de nota, a corporação diz que só voltará a se pronunciar após o término das investigações. A mulher estava acompanhada do companheiro.

##RECOMENDA##

A perícia apontou que a mulher sofreu um ataque cardíaco fulminante. “Tudo aponta para causas naturais. Não havia sinais de violência. O quarto estava normal. O namorado dela estava bastante triste”, disse o delegado Joaquim Braga, que esteve no local. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), onde passará por exame toxicológico.

O namorado da vítima contou ter percebido que a mulher não estava respirando, acionando a polícia em seguida. Ele afirmou que eles estavam juntos desde janeiro e essa era a primeira vez que mantinham relações sexuais.

Repercute um alerta de desocupação emitido pela Prefeitura de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), para moradores que têm casas em cima da Adutora de Tapacurá, por possível risco de rompimento. Na capital, casas construídas sobre adutora também são motivo de preocupação, ensejando a abertura de inquérito civil público.

A portaria de abertura de inquérito civil foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público de Pernambuco neste sábado (16). Segundo o texto, serão investigadas as possíveis irregularidades em razão da construção de casas sobre adutora da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

##RECOMENDA##

As moradias pertencem aos moradores das comunidades Airton Senna e Ponte da Salvação. De acordo com a promotora que assina a portaria, Maria Lizandra Lira de Carvalho, há informações de que a Compesa estaria ciente da situação, mas não teria adotado qualquer providência.

O MPPE solicitou que a Compesa, dentro de 30 dias, encaminhe relatório técnico sobre a situação e informações quanto às providências eventualmente adotadas, inclusive na esfera judicial. Procurada pelo LeiaJá, a Compesa ainda não se posicionou sobre o caso até a publicação da matéria.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou inquérito civil público para investigar a necessidade de ordenamento do comércio informal na Avenida Conde da Boa Vista, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. O objetivo, segundo o órgão, é permitir a mobilidade e garantir a acessibilidade dos transeuntes.

De fato, em horários de pico, caminhar pela Avenida Conde da Boa Vista se torna um desafio. Nas calçadas, ambulantes vendem principalmente capas de celular, óculos e caixas de som. Em 2015, a Prefeitura do Recife retirou vários camelôs da via, na altura do Shopping Boa Vista. Vários protestos foram realizados nos dias que seguiram. Atualmente, a situação já se assemelha a de 2015 antes das retiradas.

##RECOMENDA##

Na época, a gestão municipal afirmava que ambulantes haviam sido cadastrados após trabalho de acompanhamento de fiscais e que seriam direcionados para mercados populares. Aqueles que eram retirados não estariam cadastrados. O plano de sair da rua para um mercado não agrada os camelôs, que temem perder receita.

A instauração do inquérito civil público agora pode resultar em ajustamento de conduta, ação civil pública ou arquivamento do caso. A promotora que assina o texto, Maria Lizandra Lira de Carvalho, solicita que a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife se pronuncie em 30 dias sobre as medidas adotadas e encaminhe o Projeto de Revitalização da Avenida Conde da Boa Vista.

O projeto ao qual a promotora se refere foi apresentado em novembro de 2018. Com investimento de R$ 15 milhões, a promessa é que a revitalização desestimule o uso de transporte individual motorizado.  Com relação ao comércio, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano afirmou que apenas 40 fiteiros serão fixados ao longo da via e os ambulantes serão instalados em outros locais do centro do Recife.

Uma mulher de 38 anos caiu de um paramotor e precisou ser socorrida de helicóptero pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nesta sexta-feira (15). O caso ocorreu em Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco.

A vítima, que é carioca e passa férias em Porto de Galinhas, estava acompanhada de um instrutor quando o motor do equipamento apresentou problema. Eles caíram em vegetação, nas proximidades da praia.

##RECOMENDA##

O instrutor sofreu arranhões, enquanto a mulher teve fraturas no fêmur e na pélvis. Ela recebeu os primeiros socorros no local e foi socorrida para o Hospital Português, na área central do Recife.

 

Considerados uns dos maiores traficantes de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, dois homens foram presos em flagrante na manhã nesta sexta-feira (15). Com eles foi encontrado cerca de 10 kg de maconha, além de armas de fogo. A polícia ainda não descarta o envolvimento da dupla em homicídios.

Edmilson Alves de Almeida e David José dos Santos eram investigados há aproximadamente dois meses, devido atuação criminosa em Arthur Lundgren I e região. Com eles, foram apreendidos dois revólveres, calibre 22 e 38; e uma espingarda calibre 12. Autuados por tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse ilegal de arma de fogo, com a prisao, a dupla fica à disposição da Justiça.

##RECOMENDA##

[@#galeria#@]

 

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando